Mindfulness, ou atenção plena, é prestar atenção ao momento presente, com consciência, sem julgamento e sem autocrítica.
A prática da atenção plena nos ajuda a manter contato com o que está acontecendo no aqui e agora, seja percebendo as sensações do nosso corpo, seja propiciando uma ampliação da consciência para a ação.
É como acordar numa manhã com a curiosidade e a presença de uma criança. É também respirar com a consciência de que em cada respiração cabe a percepção da totalidade e da unicidade. Ao inspirar, saber que se está inspirando e ao expirar, perceber que se está expirando…E assim entrar em contato com o presente que verdadeiramente nutre e permite o pleno viver.
Se você quer experimentar essa prática, comece hoje, escolhendo um minuto dos 1440 minutos que o seu dia tem, siga nossa prática no meditassono (instagram ou facebook) e tenha um dia “mindful” ou mais presente!
Médica Neurologista com formação em Medicina (1989-1995) na UFC (Universidade Federal do Ceará) e Residência Médica na Neurologia da USP-FMRP, onde também concluiu a especialização em Neurofisiologia Clínica (1996-2000). Possui título de Especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica – Associação Médica Brasileira na área de Eletroencefalografia.
Mestra em Neurologia pela USP-FMRP, com trabalho que foi contemplado com o Prêmio Nacional Arnaldo de Láscio em Epilepsia Infantil.
Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP, com trabalho premiado em âmbito internacional, Younger Investigator Award, na Alemanha, Medicina do Sono.
Desenvolve o programa educativo de Mindfulness aplicado do movimento ao sono EM DIA COM A NOITE. Redige o blog educativo MEDITASSONO sobre sono, neurociência e meditação.