Convido você para praticarmos juntos Mindfulness dos sons e do silêncio.

Vou deixar aqui registrado um pouco da nossa prática que ocorrerá no dia de encerramento da Semana do Sono em RP.

A prática será um despertar para a consciência de escutar e pode ser inserida no seu cotidiano para ser realizada diariamente.

Vamos começar?

  • Escolha qualquer momento do seu dia. Por exemplo, comece por escutar os sons que chegam até você logo ao acordar, praticando dessa maneira por alguns instantes (ao invés de se conectar com mensagens como a primeira coisa do dia), seja com olhos abertos ou fechados, deitado(a) na cama ou sentado(a) numa cadeira ou caminhando ao ar livre…
  • E deixe a atenção repousar na experiência de ouvir os sons como eles chegam (ou o silêncio) até você sem querer mudar ou alterar nada. Sem forçar nenhuma experiência e sem julgar os sons ou silêncio. Sentindo o som na sua essência com as características que ele chega até você.
  • Curta sentir os sons com as suas qualidades sensoriais como sons graves ou agudos, altos ou baixos, contínuos ou intermitentes e sempre que perceber que está qualificando como sons de pássaros ou de carros deixe ir os pensamentos sobre os sons.

foto02-mindfulness

  • Ouça os sons fora do seu ambiente ou bem distantes e pratique assim por instantes, percebendo o ir e vir dos sons. E a seguir se abra para escutar os sons mais próximos a você, como os sons atrás, ao lado, acima, e até internos como o som do engolir a saliva, sons que surgem da barriga, ou da sua respiração.
  • Da melhor maneira que puder deixe de lado as ideias pré-concebidas ou histórias associar aos sons. Devolva a atenção para o ouvir de maneira simples, sem julgar, e acolha a sensação pura ou bruta do som/silêncio chegando até você naquele momento, como se estivesse ouvindo não só com os ouvidos mas também como se o seu corpo fosse um grande ouvido, aberto e receptivo à experiência dos sons no momento presente. Sons indo e vindo.
  • Entre um som e outro verifique se pode repousar a atenção no silêncio. Não é preciso forçar nada. Apenas escute os sons, sinta a vibração de cada um deles que chega e que vai, e o silêncio que pode haver entre eles. É possível repousar a atenção no silêncio por alguns instantes? E além do ir e vir dos sons também se permita sentir o silêncio entre os sons. Aos poucos deixe ir os sons/silêncio e encerre essa prática guardando em você o que foi praticado.

Fonte:

Bowen Sarah, Chawla Neha Marlat G. Alan Prevenção de recaída baseada em Mindfulness para comportamentos aditivos. Rio de Janeiro: Ed Cognitiva, 2015.

Bays, Jan Chosen. Como domar um elefante – 53 maneiras de acalmar a mente e aproveitar a vida. 1 Edição : Ed Alaude, 2013.

https://www.ted.com/talks/evelyn_glennie_how_to_truly_listen?utm_campaign=tedspread&utm_medium=referral&utm_source=tedcomshare