‘’O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica, não inflamatória, caracterizada pela presença de dor difusa no corpo, que dura pelo menos três meses, acompanhada de sensibilidade exacerbada à palpação de sítios denominados “tender points”.

É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas além da dor, como fadiga, distúrbios do sono e do humor.

Ela é uma doença reconhecida há mais de um século, mas foi descrita como a conhecemos hoje em dia, apenas na década de 80, pelos cientistas Yannus e Wolfe e classificada por eles como um “Reumatismo de Partes Moles” (músculos, tendões e ligamentos).

Desde então, pesquisadores do mundo inteiro têm se interessado pela fibromialgia. Vários estudos foram publicados, incluindo os que sugeriram critérios para realizar seu diagnóstico e as melhores práticas para o seu controle.

A dor é o principal sintoma que leva o individuo a procurar ajuda médica. Geralmente, há dificuldade de localização precisa do sintoma doloroso pelo paciente, mas um bom exame físico pode detectar os “tender points” (principal alteração muscular existente). Tipicamente, existem queixas de alterações no padrão do sono, leve ou agitado, insônia ou simplesmente sono não repousante. O paciente costuma dizer que acorda cansado, sentindo-se pior do que quando se deitou. Chama a atenção a queixa de fadiga desproporcional ao esforço realizado.  Também há prejuízo do humor e do afeto, com relatos frequentes de nervosismo, irritabilidade e tristeza.  Muitos pacientes têm ou já tiveram depressão e apresentam como características de sua personalidade a rigidez e o perfeccionismo.

A fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. Apesar de não acarretar deformidade física ou outros tipos de sequela, a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida, a autoestima e o desempenho profissional de seus portadores, motivos que justificam que o paciente seja levado a sério em suas queixas. Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.

Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais.  O frio e o sedentarismo pioram muito os sintomas. Também é sabido que crianças que crescem em ambiente familiar onde a dor é uma queixa constante, apresentam risco aumentado de desenvolver fibromialgia na vida adulta.

astresgracas

As Três graças
Cárites gregas, de Rubens (1577-1640)

Deusas da fertilidade, do encantamento, da beleza e da amizade. Sendo elas:
Aglaia (o esplendor), Tália (o contentamento) e Eufrosina (a alegria)

 

Por Fabíola Reis de Oliveira
Especialista em Reumatologia