Em meio a uma crise sanitária, econômica e política, estar ansioso de dia e ter dificuldade para conciliar o sono à noite tem sido algo comum. Uma queixa frequente para quem está sem a rotina diária estabelecida é a de ir deitar e acordar cada vez mais tarde. E algumas pessoas também têm descrito sonhos com conteúdos diferentes, despertares noturnos com dificuldade para voltar a dormir. E tudo isso, individualmente ou somado, leva a uma ansiedade cada vez maior em relação ao momento de dormir.
Praticar novos hábitos diariamente podem contribuir para um dia com menos ansiedade e uma noite com mais qualidade. Experimente escolher uma das sugestões abaixo:
AO ACORDAR
1) Ao longo da manhã se conecte com o Sol e fique alguns minutos recebendo essa luz pois isso favorece o ajuste do seu relógio biológico (veja posts anteriores) trazendo mais vitalidade para o seu dia.
2) E caso seja possível para você associe esse hábito a um exercício como Tai Chi, Yoga, alongamento, caminhada ou corrida, pois isso fortalece ainda mais o ajuste do seu relógio biológico (veja posts anteriores) impactando também a qualidade do seu sono da noite.
AO LONGO DO DIA
3) Se você não teve tempo de se exercitar logo cedo, encontre um novo horário para uma atividade física como por exemplo ao final da tarde.
4) Procure prestar ajuda a quem precisa. Está demonstrado que nossas recompensas emocionais vão se ampliando à medida que nossa generosidade com o outro também cresce.
5) Tenha um grupo de apoio para suporte mútuo no qual possa se sentir pertencente, ativo e desenvolvendo o equilíbrio entre o dar e o receber.
6) Procure ajuda especializada sempre que necessitar melhorar a saúde física e mental.
AO DEITAR
7) Desligue o celular ou deixe no modo avião pelo tempo do seu sono.
Fontes:
Dra. Letícia Viana Sales. Serenar a mente pode melhorar o seu sono. Disponível em: http://www.meditassono.com.br/serenar-a-mente-pode-melhorar-o-seu-sono.
Prevalência de Ansiedade World in data. Disponível em: https://ourworldindata.org/grapher/prevalence-by-mental-and-substance-use-disorder.
Distúrbio de Ansiedade. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/anxiety/symptoms-causes/syc-20350961.
Uso de mídias sociais antes de dormir aumentam a fragmentação do sono. Disponível em: https://www.bbc.com/news/health-50140111.
Médica Neurologista com formação em Medicina (1989-1995) na UFC (Universidade Federal do Ceará) e Residência Médica na Neurologia da USP-FMRP, onde também concluiu a especialização em Neurofisiologia Clínica (1996-2000). Possui título de Especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica – Associação Médica Brasileira na área de Eletroencefalografia.
Mestra em Neurologia pela USP-FMRP, com trabalho que foi contemplado com o Prêmio Nacional Arnaldo de Láscio em Epilepsia Infantil.
Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP, com trabalho premiado em âmbito internacional, Younger Investigator Award, na Alemanha, Medicina do Sono.
Desenvolve o programa educativo de Mindfulness aplicado do movimento ao sono EM DIA COM A NOITE. Redige o blog educativo MEDITASSONO sobre sono, neurociência e meditação.