Hoje vamos falar sobre mudança ou quebra de hábito, uma pequena mudança no seu dia a dia, fazendo uma grande diferença no seu cérebro.

O que é uma quebra de hábito ou mudança de hábito?  É uma pequena ação a ser executada no seu dia a dia, de uma forma simples, e que pode durar de segundos a minutos. Mas, uma nova ação repetida dia após dia vai promover um “novo caminho dentro do seu cérebro” (uma nova comunicação neural). Se imaginarmos que uma emoção tem em torno de quatro componentes básicos – pensamento, sentimento, sensação e ação – pode-se dizer que, ao praticar mindfulness, por meio do componente da percepção corporal (sensação/ação), possibilita-se que antigos padrões sejam quebrados e, desse modo, pensamento e sentimento perdem a sua sustentação nas rotinas pré-estabelecidas.

Nessas condições é possível efetuar uma autorregulação das emoções porque o componente muscular pelo qual o pensamento e o sentimento alcançam a nossa consciência também mudou e não exprime mais os padrões pré-existentes. Veja bem, o hábito, perdendo o seu maior suporte que é o dos músculos, nos torna mais acessíveis a mudanças.

Como é um exemplo de quebra de hábito?  Nós podemos citar um exemplo nesse texto e vamos construir alguns outros também ao longo do curso básico de mindfulness. Aqui nesse artigo vamos deixar uma pista sobre um deles: fazer três respirações conscientes, a qualquer momento do seu dia.

Se você pretende fazer uma mudança de hábito procure fazê-la repetidas vezes. Sendo assim, numa semana de sete dias procure fazer três respirações conscientes por pelos menos seis dias consecutivos. Você também poderá praticar por mais tempo a mesma quebra de hábito, se assim preferir, mas procure treinar por no mínimo seis dias consecutivos dos sete dias da semana.

Caso você queira mais detalhes venha praticar conosco. Bem vindos a mudança de hábito!